Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Prematuridade
14/11/2017

O mês de novembro foi escolhido como o mês da prematuridade, ele é dedicado a conscientização e reflexão para que cada vez mais os bebês prematuros e seus familiares possam ser cuidados com amor e carinho que merecem.
A experiência de ter um filho gera grandes repercussões no meio familiar como um todo. Durante todo o processo de gestação e pós-parto acontecem diferentes processos psíquicos, onde pais e familiares se reestruturam física e psicologicamente para a chegada do bebê. Durante a gestação os pais vão imaginando como será o bebê a partir das experiências ainda intraútero, como por exemplo, dizer que ele gostará de futebol, pois seu chute é forte. Porém, ao nascer surge o bebê real, aquele que deverá receber todo o investimento materno, paterno e familiar para o seu cuidado e desenvolvimento. Em geral o bebê que nasce é muito diferente do bebê imaginado, principalmente quando o parto é prematuro.
Frente ao nascimento prematuro, existe uma quebra de expectativas e a necessidade de reorganização de planos e projetos, em algumas situações o contato físico entre pais/familiares e o bebê fica prejudicado. Neste momento, acontece uma avalanche de sentimentos repleta de alegria, tristeza, alívio, insegurança, medo e angústia. No contato com as famílias que tiveram bebês prematuros fica claro que a sensação de impotência é a principal companheira neste momento. Por isso, é importante que os familiares sejam estimulados a estarem cada vez mais próximos do seu bebê, e que possam encontrar maneiras diferentes de exercer a maternidade e paternidade, enxergando além dos aparelhos, incubadoras e medicações.

 

Kaynara Motta – Psicóloga (CRP: 06/108200)
Psicóloga clínica na empresa Espaço Crescer, Pós- graduanda em Psicologia Fenomenológico-Existencial, Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP) e Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde (HCFMRP-USP)
Contato: kaynaramotta@hotmail.com ou (16) 997734185
 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228