Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Outubro rosa: aspectos emocionais do adoecer
31/10/2017

No mês de outubro, é realizado um movimento para estimular a população no controle do câncer de mama, buscando compartilhar informações, proporcionar conscientização e promover mais acesso aos serviços diagnósticos e de tratamento. É uma campanha de grande importância para a saúde da população feminina, mas também precisamos refletir sobre os aspectos emocionais envolvidos no momento do diagnóstico de câncer.
O indivíduo em seu íntimo tem a sensação de imortalidade e o aparecimento de uma doença é a quebra dessa fantasia, colocando a pessoa frente à realidade de finitude, ou seja, da possibilidade de morte. O adoecimento quebra a dinâmica e as relações existentes entre o indivíduo consigo mesmo e com o mundo, ou seja, repercute em diversos aspectos emocionais e em uma mudança brusca de rotina tanto para os pacientes quanto para seus familiares. O diagnóstico de uma doença coloca o sujeito em contato com o desconhecido e inesperado, o que pode contribuir para o surgimento de angústias, medos reais e fantasiados, ansiedade de separação e ameaça ao seu corpo e vida. Muitas vezes a pessoa encara a doença como uma agressão externa, uma punição, com o aparecimento de sentimentos de culpa e limitação de atividades. Intensificando ainda mais o sofrimento físico e mental.
Uma série de sentimentos confusos e dolorosos pode acompanhar o indivíduo a partir do aparecimento da doença, como por exemplo, o medo da recorrência da doença e a incerteza do sucesso do tratamento. Nesse momento é muito importante o acolhimento dos familiares e amigos, que podem contribuir na elaboração de recursos de enfrentamento frente ao adoecimento. O suporte emocional de um psicólogo também é indicado e pode contribuir para tornar as situações ameaçadoras mais seguras, auxiliar no reconhecimento e expressão dos sentimentos vivenciados e contribuir para a reflexão.

 

Kaynara Motta – Psicóloga (CRP: 06/108200)
Psicóloga clínica na empresa Espaço Crescer, Pós- graduanda em Psicologia Fenomenológico-Existencial, Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP) e Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde (HCFMRP-USP)
Contato: kaynaramotta@hotmail.com ou (16) 997734185
 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228