Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
A brincadeira e o desenvolvimento infantil
05/12/2017


Na maioria das sociedades contemporâneas, a infância é caracterizada pelo brincar. No entanto, as crianças têm cada vez mais exigências que lhes são impostas: agendas abarrotadas com atividades extracurriculares e acadêmicas. Deste modo, o espaço para o lúdico se torna escasso. Portanto, vamos conversar hoje sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil.
O brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança, através dos processos de simbolização e representação. Os jogos sensoriais que envolvem as atividades físicas estimulam a percepção, habilidades motoras e a força. A brincadeira permite a expressão e a regulação de estados emocionais como a agressividade, ansiedade e angústias. Em termos sociais o brincar favorece a interação, o desenvolvimento da linguagem, a apropriação de códigos culturais e papéis sociais. Ou seja, a brincadeira possibilita que os pequenos conheçam o mundo e a si mesmos.
Os pais têm um papel importante enquanto mediadores. De acordo com a fase de desenvolvimento infantil, podem fazer intervenções como: auxiliar na escolha dos brinquedos, sugerir ideias, podem pedir que a criança conte o que está acontecendo na brincadeira, proporcionando condições estimulantes e desafiadoras. Além disso, o envolvimento dos pais pode aumentar o interesse da criança nas atividades e fortalecer o vínculo com os filhos. Neste sentido, é fundamental que os pais tenham disponibilidade e desejo genuíno de estar com a criança.
De modo geral, a condição lúdica permite que a criança assuma um posicionamento ativo, que represente situações conflitantes, desenvolva estratégias de enfrentamento e teste alternativas de soluções de problemas no ambiente seguro do “faz de conta”. Portanto, o brincar disponibiliza espaço para expressão de emoções, pensamentos e comportamentos. Destaca-se que a participação e o envolvimento dos pais neste processo podem potencializar a estimulação e a promoção do desenvolvimento global infantil.

 

O que te traz aqui?
Reflexões sobre fragmentos do dia a dia
Thaíssa Yumi Matsuo Psicóloga- CRP 06/119200
Aprimoramento Profissional em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP
Contato: Tel.: (16) 994599468
Email: thaissapsico@gmail.com

 

 

 

 

 

 


 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228