Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Interferência dos estados emocionais no desempenho de provas
21/11/2017


No último domingo dia 05 de novembro aconteceu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes apreensivos quanto aos possíveis conteúdos a serem cobrados, com auto exigências sobre o próprio desempenho nesta prova que além de uma auto-avaliação, é também porta de acesso para o Ensino Superior. Pais ansiosos e com expectativas em relação a seus filhos. Enfim, nas situações em que somos testados ou colocados sob pressão, as emoções poderiam interferir no desempenho em uma avaliação?
As emoções são adaptativas, ou seja, são como um “termômetro” que orientam os nossos comportamentos para experiências que podem ser percebidas como positivas ou negativas. As emoções baseadas em nossos interesses e motivações podem nos impulsionar para a realização de ações e objetivos. Porém, em sua dimensão negativa podem gerar bloqueios. Quando há estresse e ansiedade excessiva pode ocorrer queda no rendimento acadêmico, tipicamente falado como: “Eu sabia, mas na hora me deu branco!”.
Ou seja, as emoções estão intimamente relacionadas com a cognição. As emoções ocorrem em todo o cérebro. Destaca-se o papel do sistema límbico que está vinculado as funções sociais, afetivas, além de integrar estruturas relevantes para a aprendizagem e memória.
Portanto, quando uma situação é percebida como ameaçadora, como realizar uma prova importante pode ocorrer alterações fisiológicas significativas. Suor nas mãos, palpitações, respiração curta e ofegante, modificações hormonais e de neurotransmissores, que afetam os estados emocionais, podendo trazer sensação de medo, vulnerabilidade e ansiedade. Portanto, estas oscilações podem ter consequências relevantes no processamento da informação, nos estados de atenção e na execução de respostas.

 


O que te traz aqui?
Reflexões sobre fragmentos do dia a dia
Thaíssa Yumi Matsuo Psicóloga- CRP 06/119200
Aprimoramento Profissional em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP
Contato: Tel.: (16) 994599468
Email: thaissapsico@gmail.com

 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228