Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Órfãos de Pais Vivos
07/11/2017


Estou preocupada com a qualidade da relação entre pais e filhos. Explico: muitas vezes os pais suprem as necessidades materiais dos filhos: compram brinquedos, pagam colégio particular, buscam satisfazer a todo custo os desejos e vontades dos pequenos. Há também o uso excessivo de tecnologia: no momento do jantar, o casal está cada um com seu smartphone enquanto a criança joga no tablete. Estas situações lhes parecem familiares?
Ter um filho pode ser considerado uma das maiores responsabilidades que um ser humano escolhe para si, considerando-se a condição de desamparo que as crianças vêm ao mundo e toda a complexidade e consequências que implicam cuidar de outro ser. Uma criança apresenta ao longo de seu desenvolvimento muitas demandas, sobretudo, de amor.
Suprir necessidades materiais e ter um ensino formal de qualidade não substitui a presença dos pais. É através deles que ocorre a transmissão de valores, limites, eles oferecem modelos de relações com outras pessoas, ensinam a criança a lidar com frustrações e a enfrentar conflitos. A escola é com certeza um espaço significativo de desenvolvimento e aprendizagem, no entanto não podemos delegar a esta instituição a responsabilidade principal pela formação das crianças.
Vou fazer um apelo aqui: pais seus filhos precisam de vocês! Estar perto, não quer dizer estar ao lado: quantas pessoas vivem debaixo do mesmo teto sem comunicação? São estranhas umas as outras. Portanto, existem muitas crianças órfãs de pais vivos. Sei que o trabalho e o dia-dia são atribulados, mas é importante reservar tempo com os pequenos. Demonstre interesse genuíno: "Como foi o seu dia?", "Você não parece bem hoje, aconteceu alguma coisa?", “Vamos brincar com aquele jogo que você adora?!” Portanto, proponho que disponibilizemos um espaço de interação e escuta, para que a criança fale de seus sentimentos e pensamentos. Vamos praticar a "escutatória", como dizia Rubem Alves.

 

 

O que te traz aqui?
Reflexões sobre fragmentos do dia a dia
Thaíssa Yumi Matsuo Psicóloga- CRP 06/119200
Aprimoramento Profissional em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP
Contato: Tel.: (16) 994599468
Email: thaissapsico@gmail.com

 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228