Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Esgotamento Profissional
10/10/2017


O trabalho apresenta uma dimensão fundamental na vida das pessoas, sobretudo na formação da identidade e na inserção social das mesmas. Em nossa sociedade o trabalho está relacionado as noções de capacidade produtiva, status e sucesso, ou seja, é altamente valorizado. Todavia, as metas a serem alcançadas, as pressões de tempo e prazos, as expectativas do próprio profissional em relação ao seu trabalho, o desempenho de múltiplas funções simultaneamente são aspectos que podem interferir na saúde física e psicológica das pessoas.
A exposição repetida e prolongada a situações de estresse podem levar a síndrome do esgotamento profissional ou burnout. O termo burnout foi empregado na década de 70 pelo psicólogo clínico Freudenberger. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho que são físicas, emocionais e psicológicamente desgastantes.
Dentre os sinais e sintomas mais frequentemente relacionados à síndrome pode-se apontar: dores de cabeça, tensão muscular, distúrbios do sono, distúrbios gastrintestinais, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima, isolamento, mudanças bruscas de humor, ausências no trabalho, dentre outros.
De maneira geral, existe a sensação de falta de energia e de recursos para lidar com as rotinas da prática profissional. Sentimentos e atitudes negativas, por vezes indiferentes e cínicas em torno daquelas pessoas que entram em contato direto com o profissional, falta de realização pessoal e a perda de sentido com a relação de trabalho são aspectos predominantes.
Portanto, o burnout é o resultado de um prolongado processo de tentativas de lidar com determinadas condições de estresse e pode ter consequências negativas para o bem estar das pessoas. O tratamento com profissionais da saúde como psicólogo, psiquiatra, a prática de atividades físicas, a aplicação de técnicas de relaxamento e respiração, dentre outras podem auxiliar na promoção da qualidade de vida.

 

 

O que te traz aqui?
Reflexões sobre fragmentos do dia a dia
Thaíssa Yumi Matsuo Psicóloga- CRP 06/119200
Aprimoramento Profissional em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP
Contato: Tel.: (16) 994599468
Email: thaissapsico@gmail.com

 

 


 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228