Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
“CURA GAY?!”
26/09/2017


No último dia 15, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, concedeu uma liminar que, na prática, torna legalmente possível que psicólogos ofereçam a terapia de reversão sexual, popularmente chamada de cura gay.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a homossexualidade deixou de ser considerada distúrbio desde 1990. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) dispõe da resolução N° 001/99 de 22 de março de 1999, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Dentre os preceitos estabelecidos prevê a não colaboração com eventos e serviços que proponham tratamento e cura da homossexualidade, pois entende que esta não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.
A sexualidade compõe parte da identidade dos sujeitos. As terapias de reversão sexual não tem embasamento científico e podem provocar agravos no sofrimento psíquico do paciente. Penso que temos uma questão ideológica importante nesta discussão, sobrepondo-se a perspectiva científica e, sobretudo, há uma nítida violação dos direitos humanos, ao legitimar apenas as orientações sexuais heteronormativas.
Embora, a decisão preliminar do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho mantenha a integralidade do texto da Resolução 001/99, ela abre a possibilidade de reinterpretações quanto ao uso de terapias de reversão sexual. Esta brecha legislativa pode fomentar preconceitos , violência, além de um enfraquecimento na luta pelos direitos e na proteção da população LGBT.
O cenário atual reflete que estamos vivendo em uma sociedade intolerante, excludente e moralista. Com todos os avanços científicos e conhecimentos atingidos, ainda temos que defender o óbvio, a que ponto chegamos? Garantir a liberdade e a dignidade humana são direitos fundamentais de todos os homens.


O que te traz aqui?
Reflexões sobre fragmentos do dia a dia
Thaíssa Yumi Matsuo Psicóloga- CRP 06/119200
Aprimoramento Profissional em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP
Contato: Tel.: (16) 994599468
Email: thaissapsico@gmail.com

 

 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228